ORTOPEDIA DO QUADRIL

Osteonecrose de quadril

Na Ortopedia do Quadril Curitiba você conta com estrutura de ponta e atendimento especializado para diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a articulação do quadril.

Osteonecrose de quadril

Causada pela interrupção da circulação do sangue na cabeça femoral, a osteonecrose do quadril (também chamada de necrose avascular) pode levar à destruição da articulação do quadril, processo que ocorre em consequência da morte das células ósseas da região. O quadro causa dor intensa e geralmente impede a realização de tarefas simples como caminhar e sentar-se, por exemplo.

A necrose avascular pode atingir qualquer osso, porém, é mais comum na articulação do quadril, podendo impactar os dois lados da articulação simultaneamente.

Se diagnosticada precocemente, pode ser tratada com métodos que buscam preservar a articulação, sendo um deles o uso de bengala ou muletas para tirar a carga da cabeça femoral afetada e interromper a evolução da doença. Além disso, podem ser administradas medicações analgésicas ou anti-inflamatórias e indicadas fisioterapia e prática de determinados exercícios físicos.

Entretanto, se o diagnóstico é tardio e a dor é intensa, pode ser necessária intervenção cirúrgica, sendo que a técnica utilizada depende de fatores como grau de comprometimento e características do paciente, entre outros:

Descompressão do núcleo

Por meio de um furo maior ou vários orifícios menores na cabeça femoral, alivia a pressão no osso, criando canais para novos vasos sanguíneos que vão nutrir as áreas afetadas. Esse procedimento geralmente apresenta bons resultados nos casos nos quais a necrose é diagnosticada ainda no início.

A cirurgia pode ser combinada com enxerto ósseo que contribui na regeneração óssea. Os enxertos podem ser os chamados autoenxertos (osso de uma parte do corpo do próprio paciente) ou ainda, feitos de material sintético.

Enxerto de fíbula vascularizada

Procedimento que retira um segmento de osso da fíbula (osso pequeno na perna) juntamente com a artéria e veia. O enxerto é transplantado para um espaço criado cabeça do fêmur e os componentes sanguíneos são reatados para ajudar regenerar a área necrosada.

Artroplastia Total de Quadril

Quando a osteonecrose já está em estado avançado, ela causa o colapso da cabeça femoral, sendo necessária a substituição da articulação afetada. Também conhecida como prótese de quadril, essa cirurgia substitui a cartilagem e o osso com implantes artificiais feitos em material resistente.

Conteúdo desta página