ORTOPEDIA DO QUADRIL

Bursite no quadril

Na Ortopedia do Quadril Curitiba você conta com estrutura de ponta e atendimento especializado para diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a articulação do quadril.

Bursite no quadril

Uma bursite resulta de uma inflamação das bolsas sinoviais, que são pequenos sacos cheios de um fluído gelatinoso. Também chamadas de bursas, elas estão situadas entre ossos, tendões e músculos. As bursas funcionam como uma espécie de “almofada”, que reduz o impacto das fricções.

No quadril existem quatro bursas. São denominadas bursa trocantérica, bursa isquiática, bursailio-psoas e bursa do glúteo médio. Em todas elas pode ocorrer inflamação (bursite), entretanto, existem fatores que tornam a bursite trocantérica a mais frequente nessa articulação. Também a bursite isquiática ocorre com relativa frequência, embora em menores taxas que a bursite trocantérica.

A bursite do quadril, principalmente a bursite trocantérica, é uma das causas frequentes para a dor na face externa do quadril. Ela pode ser unilateral (afetar apenas um lado do quadril) ou bilateral (afetar os dois lados), embora o primeiro tipo seja mais comum.

Na bursite trocantérica os sintomas caracterizam-se pela sensibilidade e dor na região lateral da coxa, podendo irradiar para a região inguinal (região da virilha). A dor tende a intensificar durante a realização de atividades como caminhar e subir ou descer escadas, por exemplo. Geralmente, o paciente tem dificuldade em deitar-se “de lado”, sobre o quadril afetado, o que prejudica a qualidade do sono.

Já a bursite isquiática apresenta dor e sensibilidade na área da nádega, irradiando para a face posterior da coxa. Esse tipo de bursite pode causar dor forte, principalmente ao subir escadas.

Em qualquer um dos casos, a dor no quadril pode variar de moderada a intensa e pode irradiar em alguns casos para a coxa e para o joelho. A prática de exercício físico pode agravar as queixas, principalmente nos casos em que existe treino intensivo ou um aumento repentino da carga de treino.

A primeira medida para a recuperação é realizar repouso. Sendo assim, é recomendado interromper atividades esportivas ou laborais que agravem os sintomas. Pacientes com bursite no quadril podem, muitas vezes, apresentar melhorias com redução de peso e uso de calçado adequado para atividades físicas.

Pode ser recomendado também, uso de medicação anti-inflamatória por via oral ou ainda, por meio de injeções diretamente na região afetada. Já tratamento fisioterapêutico consiste num conjunto de exercícios que atuam na redução da inflamação e alívio da dor. O tratamento é indicado pelo ortopedista especialista em quadril, após avaliação clínica e análise do tipo e estágio da bursite.

Conteúdo desta página