Responsável Técnico: Dr. Gladyston Matioski CRM 21048/PR

Artrose do Quadril


O quadril é definido como a articulação entre a cabeça do fêmur e a bacia (acetábulo). É uma das articulações mais importantes do corpo humano, pois os quadris permitem os seres humanos ficarem em pé, sentarem e realizarem vários movimentos.

A artrose do quadril pode ocorrer pelo envelhecimento (mais comum), após fraturas nos quadris, sequelas de doenças da infância, etc. Ocorre um desgaste da cartilagem entre a cabeça femoral e a bacia (coxartrose) levando à dor (na virilha ou lateral do quadril), diminuição da mobilidade (dificuldade em lavar os pés, cortar unhas e cruzar as pernas) e claudicação (mancar).

No início do quadro clínico pode somente apresentar dor leve após atividades físicas e discreta limitação dos movimentos do quadril. A artrose tem atingido pacientes jovens devido à prática de atividades físicas com impacto (saltos, corridas), sobrepeso e sedentarismo.

Ao sinal de qualquer um destes sintomas, o paciente deve procurar o ortopedista, de preferência especialista em quadril. O tratamento começa conservador com medicações, fisioterapia e acompanhamento. Em casos mais avançados, uma cirurgia do quadril pode se tornar necessário (prótese total do quadril).