Responsável Técnico: Dr. Gladyston Matioski CRM 21048/PR

Artroscopia do Quadril, opção moderna de tratamento

A Artroscopia de Quadril ou videoartroscopia permite enxergar, por meio de câmeras muito pequenas, a articulação do quadril de uma maneira eficaz, facilitando também o acesso e a realização de procedimentos na região. O procedimento pode ser utilizado tanto para diagnóstico de problemas na articulação do quadril, quanto como parte do tratamento de algumas doenças e lesões.

Essa técnica cirúrgica já é utilizada há muito tempo no joelho e no ombro, sendo a realização no quadril, mais recente. A Artroscopia ou videoartroscopia é uma técnica pouco invasiva, muito eficiente e segura, porém, dada a complexidade da articulação do quadril, é fundamental que o procedimento seja efetuado por um ortopedista especialista em quadril.

Várias doenças e lesões podem ser tratadas ou diagnosticadas por meio da Artroscopia do Quadril. Entre as causas da indicação de Artroscopia no Quadril, as Lesões do Labrum Acetabular e o Impacto Femoroacetabular são as mais comuns. Entretanto, o procedimento também pode ser indicado em casos de Bursite Trocantérica, osteocondrite, sinovectomia, síndrome do piriforme e até mesmo para biópsias.

A cirurgia é feita com uso de bloqueio peridural (raquidiana) ou sob anestesia geral. Nos dois casos o paciente permanece sedado durante o procedimento, sendo que o médico anestesiologista é quem vai definir a melhor opção anestésica para cada paciente.

Para realização da Artroscopia de Quadril, são feitas na região, entre duas e quatro incisões que medem aproximadamente um centímetro cada. São nessas incisões que serão colocados uma microcâmera e materiais cirúrgicos como pinças e agulhas.

A duração da cirurgia pode variar de acordo com cada caso e grau de complexidade. Ao final do procedimento, o médico pode optar por aplicar alguma medicação que auxilie na recuperação do paciente. Em geral, os pacientes recebem alta hospitalar no mesmo dia da realização do procedimento, porém, a duração da internação vai sempre depender da avaliação médica e também das condições de saúde do paciente.

Os resultados da Artroscopia de Quadril podem variar de acordo com a lesão, mas geralmente o paciente consegue se recuperar totalmente ou ainda, evitar progressão da doença para quadros mais graves.